Os primeiros passos da Euterpe (1860-1884)
A história da Euterpe tem início no dia 1 de dezembro de 1860. No sentido de comemorar mais um aniversário da Restauração da Independência de Portugal, surge a ideia de fundar uma pequena associação, pensada inicialmente como uma filarmónica. Nascia assim, pela mão de Francisco José Perdigão, José Maria Mourato, José Augusto Soares, João Dionísio Caldeira Serejo, José Maria Malato, Joaquim Pedro Gonçalves, Frederico Augusto Bolou, Joaquim Manuel Dias Guerra, João Carvalho, Benigno José Lopes e Manuel Marques Pereira a denominada Philarmónica Euterpe Portalegrense.
Contudo, e apesar do esforço e persistência dos fundadores, os primeiros tempos são pautados por grandes dificuldades logísticas e sobretudo financeiras. A aparente inatividade do associação nos dois primeiros anos é um forte indicador de todas as exigências inerentes à afirmação desta nova organização.
Sabia que...
Sabia que os impulsionadores da Euterpe chegaram a levar de casa o seu próprio mobiliário para garantir o funcionamento da associação?
As dificuldades dão força a uma ideia que pode ter surgido aquando da fundação da Euterpe: a constituição de uma associação recreativa para as classes laborais. os trabalhos para elaborar os novos estatutos tem início em 1863. É também por esta altura que à formação de uma associação essencialmente recreativa se sobrepõe a criação de uma sociedade mutualista, à imagem de muitas outras que nasciam em Portugal em meados do século XIX. Apesar do longo e trabalhoso percurso, a nova vertente assistencial da associação conseguiu aprovação pelo Alvará Régio de 29 de janeiro de 1866, assinado por D. Luís I, dando origem ao Montepio Euterpe Portalegrense.
Apesar da posição de destaque que o Montepio atingiu no seio da sociedade portalegrense da época, a situação financeira da associação era caracterizada pelo desequilíbrio das contas. por esta altura, a Banda evoluía de um modo mais lento, sendo várias vezes prejudicada pelas dificuldades do Montepio.
Sabia que...
Sabia que para que fossem pagas algumas dívidas do Montepio Euterpe, os músicos da Banda chegaram a ser despojados dos seus instrumentos?
Até 1890 a população de Portalegre aumentou e surgiram algumas mudanças económicas e sociais. O perfil mais urbano da cidade face ao início da década de 1860 criou melhores condições, trouxe mais sócios e mais público e garantiu um período de maior sustentabilidade para o Montepio e para a Banda Euterpe.