Banda Euterpe, Portalegre / Média

Imprensa

Comunicados de Imprensa

04/08/2018

Carlos Almeida é o novo maestro da Banda Euterpe de Portalegre

Depois de anunciada a saída do maestro Henrique Ruivo, a Sociedade Musical Euterpe (SME) de Portalegre apresentou no final do mês de julho o novo maestro da sua banda. O concerto final do seu II Estágio de Orquestra de Sopros, marcou o final de um ciclo de 15 anos de trabalho e o início de um novo capítulo, desta feita sob a direção de Carlos Almeida.

Nasceu em Portalegre, tem 25 anos e, sendo filho de um músico, desde cedo percebeu que este era o caminho que queria seguir, primeiro como instrumentista e mais tarde como maestro. O convite para assumir o cargo na direção artística da Euterpe de Portalegre surgiu no início deste ano, quando a direção da associação iniciou a procura pelo sucessor daquele que foi um dos principais responsáveis pelo sucesso e crescimento da Banda da SME nos últimos anos.

Descarregar
20/07/2018

Mais de 70 músicos em Portalegre na segunda edição do Estágio de Orquestra de Sopros da Sociedade Musical Euterpe

Pelo segundo ano consecutivo, a Sociedade Musical Euterpe organiza o seu Estágio de Orquestra de Sopros (EOSSME). De 23 a 28 de julho, Portalegre vai acolher mais de 70 músicos de todas as idades e de diversos pontos do país para cinco dias de trabalho a tempo inteiro com profissionais especializados.

Depois do sucesso da edição de 2017, a Euterpe voltou a apostar no formato que traz à capital do Alto Alentejo profissionais que terão como missão desenvolver as capacidades de várias dezenas de músicos. Em relação ao ano passado, registou-se um aumento de 30% no número de inscritos, um fator que demonstra a importância e o potencial de um evento desta natureza na região.

Descarregar
19/07/2018

Maestro Henrique Ruivo deixa Banda Euterpe depois de 15 Anos Memoráveis

Depois de 15 anos ao serviço da Banda da Sociedade Musical Euterpe (SME) e da cultura portalegrense, o Maestro Henrique Ruivo deixará a direção artística da filarmónica da cidade no final de julho. O último evento sob a sua direção será o II Estágio de Orquestra de Sopros da SME, a decorrer entre os dias 23 e 28 deste mês.

Chegou a Portalegre em 2003 com a difícil tarefa de dar uma nova vida à “velhinha” Banda Euterpe que procurava por essa altura uma renovação e o restabelecer de alguns laços perdidos com a população da cidade. Poucos meses depois, o grupo começava a dar novos sinais de vitalidade com a organização do seu primeiro Festival de Bandas Filarmónicas, um evento que não mais parou.

Descarregar
21/11/2017

Banda Filarmónica e Guitarra Portuguesa em harmonia nos 157 anos da Sociedade Musical Euterpe de Portalegre

A Sociedade Musical Euterpe comemora 157 anos e volta, já no próximo dia 2 de dezembro, pelas 21:30, ao Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), para celebrar junto do público com um concerto que une de forma inédita os sons de guitarra portuguesa e banda filarmónica.

«Cordas em Fil(h)armonia» é o nome deste espetáculo produzido pela Banda Euterpe de Portalegre e pelo guitarrista Ricardo Gordo para a celebração de mais um aniversário da mais antiga associação da capital do Alto Alentejo.

Descarregar
31/07/2017

Grande Semana de Música no I Estágio de Orquestra de Sopros da Sociedade Musical Euterpe de Portalegre

Terminou em festa o primeiro Estágio de Orquestra de Sopros organizado pela Sociedade Musical Euterpe de Portalegre (EOSSME). Entre 24 e 29 de julho, sessenta e sete músicos vindos de todo o país tiveram a oportunidade de aprender e trabalhar com alguns dos melhores profissionais do meio. O ponto alto teve lugar no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, no passado sábado, com um memorável concerto final.

Com a direção artística do maestro da Euterpe, Henrique Ruivo e com o empenho dos professores Marco Silva, Mário Vinagre, Daniela Ruivo, Fernando Ferreira, Diogo Esteves, Rodrigo Lage, Nuno Arraiano, Rui Quintas e Sílvia Correia...

Descarregar
21/07/2017

I Estágio de Orquestra de Sopros da Sociedade Musical Euterpe de Portalegre de 24 a 29 de julho

De 24 a 29 de julho, Portalegre recebe o I Estágio de Orquestra de Sopros da Sociedade Musical Euterpe (EOSSME). Ao longo de uma semana, músicos oriundos de todo o país vão trabalhar a tempo inteiro com profissionais especializados, com o objetivo de melhorar a relação músico - instrumento e de fazer novas abordagens ao trabalho em orquestra.

Esta é a primeira vez que a Euterpe de Portalegre organiza um evento deste género, numa região onde as oportunidades para contactar com músicos profissionais e com largos anos de experiência são escassas.

Descarregar
17/11/2016

Banda Euterpe recorda os seus «Grandes Sucessos» na comemoração do 156.º Aniversário

A Euterpe regressa no próximo dia 3 de dezembro, às 21:30, ao Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP) com «Grandes Sucessos». O espetáculo de comemoração dos 156 anos da Sociedade Musical Euterpe de Portalegre serve também para marcar o décimo aniversário do CAEP, espaço onde foram produzidos os concertos agora recordados.

A Banda Euterpe recuou dez anos e escolheu alguns dos momentos mais marcantes dos seus espetáculos de aniversário.

Descarregar
21/03/2016

«50 Anos de Canções» regressa para segunda edição

Na data de estreia, a 6 de dezembro de 2015, «50 Anos de Canções» esgotou o grande auditório do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre. Agora, os interessados em ver ou rever este espetáculo podem fazê-lo nesta segunda edição.

Vânia Fernandes e Luís Sousa vão, assim, regressar a Portalegre para recordar uma vez mais alguns dos grandes êxitos das últimas 50 edições de Festival da Canção, acompanhados, para além da Banda Euterpe, por Nuno Ribeiro no piano e Vítor Miranda no contrabaixo. Também o grupo de cantares “O Semeador” deverá voltar a juntar-se ao espetáculo.

Descarregar
18/11/2015

Aniversário da Banda Euterpe comemorado com grandes êxitos do Festival da Canção

«50 Anos de Canções» é o título do espetáculo que a Banda Euterpe de Portalegre apresenta na comemoração dos seus 155 anos. O grande auditório do Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre é o palco escolhido para a realização do concerto agendado para o próximo dia 5 de dezembro, às 21:30.

No ano em que se celebram as cinquenta edições de Festival da Canção em Portugal, a Euterpe promove um espetáculo onde serão recordados intérpretes e grandes canções de um emblemático evento do nosso país.

Descarregar
09/11/2015

Banda Euterpe renova imagem e reforça aposta na comunicação

Prestes a completar 155 anos de existência, a Sociedade Musical Euterpe de Portalegre acentuou a sua aposta na imagem e na comunicação. A apresentação de um novo logótipo e o lançamento do site da associação são os destaques de um trabalho que dá resposta às atuais exigências do público.

Com o objetivo de aproximar a Euterpe dos seus seguidores e garantir uma maior eficácia na comunicação entre a associação e o exterior, esta é uma mudança que vai ao encontro dos atuais modelos de divulgação aplicados um pouco por todo o mundo.

Descarregar

Outras Informações

Se deseja receber mais informações sobre a Banda Euterpe de Portalegre, contacte o departamento de comunicação através do e-mail producaocomunicacao@euterpeportalegre.pt