Banda Euterpe, Portalegre / Média

A "Marca" Euterpe

Um Pouco de História

Fundada em 1860, a Euterpe de Portalegre carrega consigo o peso de mais de 150 anos de história. Mais de um século e meio de atividade ininterrupta, de progresso e adaptação às mudanças de uma cidade, de um país, e de um mundo.

Mudar de imagem é um processo complexo, sobretudo em associações com um passado tão rico. Contudo, esta mudança não ignora a história da Euterpe nesta matéria, antes pelo contrário.

A lira e as folhas de loureiro, símbolos inspirados pela mitologia grega, deram origem às primeiras representações gráficas associadas às bandas filarmónicas por todo o mundo. A Philarmónica Euterpe não foi exceção e apresentou um estandarte com lira, folhas e nome bordados a ouro sobre fundo azul e branco. Mais tarde, já com o nome Sociedade Musical Euterpe, o emblema utilizado contaria com os mesmos elementos, mas com uma composição idêntica aos brasões portugueses e com as folhas a surgirem na cor verde. Neste modelo, as figuras eram bem definidas mas simplificadas quando comparadas com o estandarte introduzido na década de 1860.

A Euterpe só viria a ver uma nova e profunda mudança de imagem em 2010, ano de comemoração do 150º aniversário, com um logótipo alusivo à idade da associação e com o nome Banda Euterpe em grande destaque.

Com o final dos festejos de um século e meio de existência, é adotada uma imagem em estilo minimalista, apenas com o nome Banda Euterpe, Portalegre escrito em maiúsculas, num tipo de letra fino e muito legível. Foi esta imagem que acompanhou a Euterpe até novembro de 2015.

A Nova Imagem

Antes de mais, impõe-se um esclarecimento: a associação continua a ter o nome Sociedade Musical Euterpe (SME). Contudo, é de notar que esta instituição raramente surge designada desse modo, com exceção feita para os documentos oficiais dos órgãos de gestão da Euterpe. A elevada atividade no domínio musical faz da banda o maior símbolo da SME e, por isso, somos geralmente conhecidos por Banda Euterpe de Portalegre. Uma tendência que foi aceite em 2010, com o lançamento da imagem comemorativa dos 150 anos.

A nova imagem da Euterpe tem como referência todo o passado da associação e vai, simultaneamente, ao encontro das novas exigências em matéria de comunicação. As folhas de loureiro continuam representadas e formam agora um desenho simplificado de uma lira, completada por cinco cordas - o mesmo número de linhas de uma pauta. As cores principais, amarelo e castanho, são inspiradas no dourado do estandarte criado na década de 1860 e o tipo de letra mantém-se simples e limpo, mas apresenta agora maior robustez.

Num momento em que a comunicação é um fator de enorme importância, a Banda Euterpe volta a adaptar-se e apresenta desde novembro de 2015 uma nova imagem e cria uma maior proximidade com todos aqueles que seguem o nosso percurso.

Precisa de utilizar uma das nossas marcas?

Contacte-nos

A Nossa Imagem ao Longo do Tempo

Símbolo Estandarte
Estandarte, ainda em utilização, com Imagem da Philarmónica Euterpe
Emblema SME
Emblema adotado com a mudança de nome para Sociedade Musical Euterpe
Logótipo 150 Anos
Imagem dos 150 Anos da Banda Euterpe (2010)
Banda Euterpe Font
Imagem adotada até outubro de 2015
Logótipo 2015
Novo logótipo, adotado em novembro de 2015