Banda Euterpe, Portalegre / Média

Notícias

07/06/2016

Alunos da Escola de Música da Euterpe brilham nas Audições

Na tarde do passado dia 5 de junho e pelo segundo ano consecutivo, o pequeno auditório do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP) recebeu os alunos da Escola de Música da Sociedade Musical Euterpe (SME) para as audições que marcam também o final de mais um ano de intenso trabalho.

Dando resposta a um número de alunos cada vez maior, a consolidação do projeto Escola de Música e o envolvimento dos seus intervenientes num grande e variado conjunto de atividades foram as apostas da Euterpe neste ano 2015-2016. A abertura dos cursos livres de guitarra e piano, a continuação do programa “Música para Pais e Bebés”, bem como o intercâmbio com a escola de música Viv’art, de Montijo, a visualização do musical “Tarzan”, de Filipe La Féria ou a participação dos alunos no concerto de Natal da Euterpe, na festa de Natal do Instituto Politécnico de Portalegre, no desfile de Carnaval de Portalegre e na Feira da Saúde do Agrupamento de Escolas José Régio são alguns dos exemplos de um ano em cheio.

Um ano que se aproxima do fim e que voltou a ter um pequeno auditório do CAEP completamente cheio para ouvir a Banda Juvenil e os cerca de 70 alunos da Escola de Música a cantar ou tocar em dueto, trio ou quarteto.

O momento alto da tarde acabou por ser a encenação da fábula musical “O Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, com a participação de todas as crianças e jovens em palco e com a narração da professora Rute Sanguinho. Fora de palco há que destacar a imprescindível colaboração do Vértic3G no apoio à elaboração dos cenários e dos pais dos alunos na caracterização.

No final, João Brazão, Presidente da Direção da SME, assumiu ter “um enorme orgulho” na associação que dirige “e que tanto tem dado a Portalegre”, destacando ainda “a generosidade do maestro Henrique Ruivo, a dedicação da coordenadora da Escola de Música Rute Sanguinho, a competência dos monitores da Escola e o trabalho e o esforço de todos os alunos e encarregados de educação”. O discurso não podia terminar sem antes ser lançado o desafio para que também os mais crescidos aprendam música, cumpram os seus sonhos e façam a inscrição num novo projeto que está a ser preparado pela Euterpe.

Apesar do evento se realizar num contexto de despedida do presente ano letivo, o final está apenas agendado para o dia 26 de junho, com o 4.º Festival de Música Juvenil.

Banda Juvenil - Audições 2016
Banda Juvenil - Audições 2016